Comunidade do Instituto Cristovão Colombo

Aqui os membros da comunidade do Orkut podem tudo!!! Vamos relembrar os bons e os não tão bons tempos!!! Postem fotos à vontade!!!

Thursday, September 15, 2005

BLOG DA COMUNIDADE DO ORKUT: INSTITUTO CRISTÓVÃO COLOMBO


Olá pessoal,

Esse espaço é para colocar fotos, contar estórias, causos ou o que quiserem do período do Cristóvão Colombo.

43 Comments:

Blogger Sérgio Jacomino said...

Parece que eu inauguro os comentários.

Ok! Começo com uma história incrível. Vivi-a no ICC. Pena que não me recorde do nome dos envolvidos.

Mas não importa. Foi assim... em algum momento daquele tempo - agora uma dimensão perdida da memória, um profundo vale que parece não ter início nem fim -, comecei a participar do coral.

Havia me esforçado esganiçando-me nas fileiras que se faziam para o exercício vocal e para a escolha dos melhores (ou menos piores, pode ser também).

Havia algumas vantagens em fazer parte do coral - como ensaiar nas horas das aulas, por exemplo.

Muito bem, um dia, depois de vários ensaios (eu fazia a segunda voz), fomos todos à frente do Instituto para receber uma autoridade religiosa que além de trazer a sua aura inconsúltil de autoridade, traria também medalhinhas do Papa. Suponho que voltasse de Roma.

Estávamos à frente da entrada principal, esperando a sua chegada, quando alguém nos avisou que lá do alto, nas alturas aeronáuticas e azuladas, de dentro do avião, nossa autoridade teria saudado aqueles meninos ansiosos por sua chegada. Sim! Ele nos teria mandado um sinal, uma marca, enfim, uma prova inequívoca de seu carinho: a autoridade cuspiu! Havia nos mandado uma saraivada de saliva da aeronave e todos nós começaríamos a procurar as provas de tão importante demonstração de amor.

Ah! como nos esvaíamos em delírios e fantasias esperando em pé numa tarde modorrenta de verão. Voávamos muito além de Roma, Nairóbi, passando pela Barroca, resvalando os sinos de uma igreja, superando os eucaliptos desta e de outras paragens.

Essa história é adornada com as roseiras que ainda perfumam minhas tenras lembranças infantis.

O ICC foi uma viagem, com tudo de apavorante, triste, deslumbrante, e definitivo que uma verdadeira viagem proporciona.

Volto um dia com as lembranças de outros dias.

Abraços

5:45 PM  
Blogger Sérgio Jacomino said...

This comment has been removed by a blog administrator.

5:49 PM  
Blogger Sérgio Jacomino said...

Por um fio...

O ICC era uma microcosmo, um continente encravado num ponto qualquer do Ipiranga, entre a barroca - soberana, única, indisputada referência! - um seminário carlista misterioso, enovelado em ondas de roseiras, rosários e rostos de figuras tristes, limitado pelos altos muros que nos separavam de uma terra incógnita. Como os marujos grafaram em suas cartas marítimas: "hic sunt leonis!"

Pois havia ali, perdido no quadrante localizado entre lavanderias, refeitório e cozinha, um espaço místico, habitado por duendes, coelhos, fadas, pássaros e uma infinidade de pequenas e delicadas plantas que vicejavam à sombra de um arvoredo.

Abel reinava em seus domínios: cidadela fortificada de madeira, guarnecida por galinhas, porcos e cachorros, fazendo costada com o prédio dos dormitórios.

Lembro-me que certa noite, tomado pelo medo, atormentado pela solidão e ferido por um sentimento que jamais me abandonaria - a perda do calor materno - caí em um transe profundo, como se estivesse me esvaindo, perdendo completamente o sentido de mim mesmo.

Havia ao lado da cama um armarinho de madeira, onde minha roupa e alguns poucos pertences - a pasta de dentes, a escova, o par de sapatos Verlon - ainda confirmavam minha existência. As coisas clamam por seu dono! E só isto me bastaria para me recobrar e aí resistir, com minhas pequenas propriedades. Tão cedo compreendia que a propriedade tem, ela mesma, certas propriedades...

Tinha nos bolsos da calça um carretel de linha corrente e rapidamente, antes que me esvaísse novamente em transes e ondas de medo, engastei a pasta de dentes no fio da linha e fiz descer pela janela esse estranho pedido de socorro. E ali fiquei, imóvel, ligado ao exterior por um tênue fio de linha corrente, experimentando que o mundo pesava exatamente o peso de um tubo de pasta de dentes.

Lá fora os cães ladravam na noite perturbadora. Eram as feras de Abel. À porta assomava um vulto escuro, cuja silhueta se conformava pela luz tíbia que preguiçosamente lambia os ladrilhos. Quem seria? Quem me visitava na noite?

E assim adormeci, com a certeza de que enfim despertava de um pesadelo!

SJ

6:48 PM  
Blogger Vanda 165 said...

Minha irmã e eu também estudamos neste colégio, meu número 165 eu acho, de minha irmã Marta era o 72.
Foi nos anos 70. Lembro do Padre Romano, das Irmãs Idone Salvatti, Lídia, Paulina, Escolástica. Guardo as fotos da minha 1° comunhão naquela igreja.
Também do pátio onde brincávamos, tinha uma gruta com a estátua da Virgem Maria.
Aprendi a bordar, lavar , passar.
limpava os dormitórios a capela. passavamos o escovão e a palha de aço.
Levantávamos às 6:00 com a irmã batendo palmas no entrada do dormitório, cada uma arrumava sua cama, descíamos para tomar chá com pão, as vezes chocolate, antes de cada refeição uma prece: - Agradecemos o alimento que vamos tomar, agora e sempre. Amém. O uniforme : saia cor de uva de preguinhas e camiseta branca.
as salas de aulas ficavam nos pórticos que também eram limpas por nós. Beijos à todas.

8:13 AM  
Blogger Vanda 165 said...

Minha irmã e eu também estudamos neste colégio, meu número 165 eu acho, de minha irmã Marta era o 72.
Foi nos anos 70. Lembro do Padre Romano, das Irmãs Idone Salvatti, Lídia, Paulina, Escolástica. Guardo as fotos da minha 1° comunhão naquela igreja.
Também do pátio onde brincávamos, tinha uma gruta com a estátua da Virgem Maria.
Aprendi a bordar, lavar , passar.
limpava os dormitórios a capela. passavamos o escovão e a palha de aço.
Levantávamos às 6:00 com a irmã batendo palmas no entrada do dormitório, cada uma arrumava sua cama, descíamos para tomar chá com pão, as vezes chocolate, antes de cada refeição uma prece: - Agradecemos o alimento que vamos tomar, agora e sempre. Amém. O uniforme : saia cor de uva de preguinhas e camiseta branca.
as salas de aulas ficavam nos pórticos que também eram limpas por nós. Beijos à todas. E meus dois irmãos gêmeos no ICC masculino.

8:14 AM  
Blogger Gislene 29 said...

Olá a todos eu sou a Gislene n 29, anos 80...passei por tudo isso e sempre que posso dou uma passadinha lá pra matar a saudade que por vezes nos roubaram, saudades da nossa infancia doce e dura. Meu irmão passou por la no mesmo ano, Girlando n 169, não da pra esquecer, de certo que alguns detalhes se apagam c/ o tempo.
Estou na foto da Samara, morena alta ao lado do padre.
Vamos marcar um encontro com todos???
santanaealmeida@hotmail.com
fone:(11)6605-0501 e 8331-3205
Algem se lembra da Ana Clara 25???

9:15 AM  
Blogger Guillermo said...

maravilhosa essa idéia de montar uma comunidade sobre o ICC. Conhecem alguém da turma de 86, 87,88 ou 89? Depois com mais tempo contarei algumas histórias...

9:31 AM  
Blogger Unknown said...

eu era do coral;ano77 ao 79; nadei joguei futsal; trabalhei na cozinha dos padres;conheci deus;enfim ;vivi!!!!

3:14 PM  
Blogger Marcia Brende 42 said...

Olá, estou até emocionada em ter descoberto essa comunidade,pois morei no colégio durante 4 anos nos anos de 80,81,82,83,Sai em 84. Foram muitas emoções e tristezas que passei.Também tenho grandes recordações boas das irmãs Idone,Lidia,Escolástica da cozinha,veridiana que tocava violão,Paulina da rouparia,aida da enfermaria inclusive o meu oficio lá era ficar na enfermaria foi muito bom Deus permitir essa experiência na minha vida.Entre as meninas havia varias histórias de vida triste, pois algumas não tinha pai mãe ou porque os pais eram separados um dia liguei lá e fiquei sabendo que o colégio estava completando 100 anos fiquei muito emocionada.Gostaria de rever ou manter contato com essa turma me-lembro de muitas da minha época como: a gilene Samara,Valderice era alta loira tinha muitas colicas a Wanda era irmã dela, Iara,Ana clara,Ana Rita,Em fim me lembro de quase todas da minha época Amo todas elas, de todas eu tenho uma historia para contar pois me lembro perfeitamente muitos fatos,das horas de bordado, do cardapio que era servido do café da manhã, que um dia era chá e no outro era tody.Cada setor tinha uma pessoa responsável pela limpeza.Eu passei por varios setores limpei dormitórios,pátios,salas de aula e por fim fiquei dois anos na enfermaria com a irmã AIDA que Deus a tenha pois fiquei sabendo que ela havia morrido.Atinha também a irmã Maria José, que ficou no lugar da irmão LIDIA como diretora.Que saudades da quele lugar e o bazar que tinha aos Domingos na hora da visita, onde era expostos os bordados e trabalhos que as internas faziam.Bom vou parando por aqui emocionada por essa comunidade existir, e PARABÉNS você SERGIO que teve essa linda idéia.MEU NOME É marcia brende de lima meu email esterlima1@ig.com.br fone 34850045Um grande beijo para todas.

10:48 AM  
Blogger Kleber said...

Fiquei muito contente de encontrar esta comunidade, que me trouxe muitas recordações.Não costumo guardar magoa, estive no ICC em 86,87,88,89.Entendo tudo aquilo com uma boa lição, agora que estou de fora da situação. Pois quando estava lá não via a hora de estar muito longe. Todos os comentários do blog são fortificantes.
O interessante é como algumas crianças são tão unidas na minha época depois das visitas juntavamos o que nossas mães traziam e faziamos um picnic e dividiamos nossas delicias inclusive com os outros amigos que não receberam visitas. Tenho muitas lembranças do ICC e dos amigos Fernando5, Marcelo de Moraes que o Pai era Motorista, Cassiano Que era descendente de boliviano , Polaco e Capoeira os que eu recordo. Também tive o privilégio de conhecer o Padre Luciano uma ótima pessoa. E também nadei naquela piscina que até hoje pensava que fosse dos internos.Depois contarei mais sobre meus dias no ICC.

8:21 PM  
Blogger gilberto carneiro said...

ola amigos .muito tempo se passou e que incrivel a ideia de formar esse blog. vivi no icc de 1974 a 1978 e infelizmente as lembranças são fragmentadas e me parece que para todos nos.o incrivel é que lendo as mensagens as lembranças voltam a fazer parte do presente.irmão leão e seu papagaio, a arara,os finais de dia em que assistiamos batmam- sped raicer- naquela salinha onde ele se esparrava na sua cadeira com seu tamanho exuberante. os banhos de piscinas.as visitas de domingo realmente muito incrivel essas lembranças.quem se lembra daquele refeitoria com pratos e colher de plastico?o cafe da manha com canecas plasticas.a varinha do irmão leão que sempre tinha um que levava umas na mão.muito bom...

3:49 AM  
Blogger Unknown said...

Meu nome é Alex SAndro muito Bom rever estas fotos fiquei lá na época em que era internato meu numero era o 264.

5:22 PM  
Blogger Unknown said...

Foi uma experiencia muito incrivel, triste bastante mais incrivel graças a tudo isso sou quem sou hoje.

5:23 PM  
Blogger Graça said...

Olá a todos. Voces não sabem a alegria que eu senti quando encontrei essa pagina, me vieram tantas lembranças à mente, ontem mesmo recordava algumas passagens em uma conversa com amigos.Hoje resolvi fazer uma busca e aqui estou encontrei voces, espero que possamos continuar a nos encontrar, estive interna no ICC de 69 a 71, não era muito sociavel, tinha poucas amigas, gostava de me refugiar na Gruta de Lurdes, na biblioteca, onde procurava devorar os livros que conseguia nos horarios de recreio, também gostava de brincar num recanto do pátio que dava para a janela do quarto da madre diretora, eu e mais duas amigas, não podiamos fazer barulho, pois caso contrario a irmã nos pedia que fizessemos silencio, imagine brincar cochichando, rs... quando atendiamos ela nos jogava balinhas, tivemos bons momentos apesar das inquietações por estarmos longe de nossas familias.Deixo aqui meu e-mail: mggraca23@yahoo.com.br e os tel: (63)9204-5278 e (63)3691-1135, aguardo noticias breve. Vanda foi otimo saber de voce e de sua irmã, beijos

9:49 AM  
Blogger Unknown said...

DEUS É MARAVILHOSO....
Fiquei muito feliz em encontrar essa pag... ler todos esses depoimentos... muitas recordações.... gente chorei...
Eu estudei no feminino de 1973 a 1977. Meu nome é Glória e meu n. era 54. Gostaria de reencontrar mais gente...
abraços a todos.

4:41 PM  
Blogger Unknown said...

Ola amigos. Tão bom recordar é voltar ao passado e recordar as pilastras coloridas que sustentam aquele edifício. Estudei entre os anos de 1972 a 1974, depois indo estudar no Seminário São Joaquim. PArticipava integralmente da vida religiosa, sendo coroinha em toda a missa juntamente com Pe. Romano e participando de de missas no Mosteiro de S. Bento (Lava-pés). Nossa.. Quanta recordação... Um livro seria interessante publicar...

8:07 PM  
Blogger MSouza said...

Sou da turma de 1982 a 1984, sim me emocionei muito ao ler as histórias la postadas. Meu nº era o 40, como podia esquecer aquela gravura pintada em cada peça de roupa em um tamanho nada discreto.
Pois bem, foi por motivo de separação de meus Pais que fui parar lá na dêcada de 80 e me lembro até hoje do primeiro dia em que minha mãe me deixou no pátio do colégio, claro que com o coração partido e que para me confortar no momento me falou, (antes do sol se por eu volto)...
Vai ser um prazer compartilhar desse blog, escrever e ler as mais diverssas histórias lá vividas
Eu já Add no meu msn alguns amigos que recordei, como por ex: Girlando

Sem mais, um abraço a todos da comunidade do ICC.

Micherle Souza
tm.michel@hotmail.com

12:43 PM  
Blogger vocleide said...

amigas queridas sou dos anos sai do colegio em 53 muitos ano ne?
nunca esqueci os anos que passei la era semi interna norava 3 quarteiroes do clegio tinha 2 amigas queridas arlete e cleide lombarde se verem oque estou escrevendo se cominicacem c/ eu bjsssssssssssss

4:06 PM  
Blogger vocleide said...

meu imail vo_cleide_@hotmail.com

4:08 PM  
Blogger Unknown said...

Fui interno do ICC em 1972, gostaria muito de saber de alguns colegas que passaram por lá, entre eles o Indio e o Biribinha.

7:51 AM  
Blogger Unknown said...

O índio me socorreu quando sofri uma queda na gaiola e, o Biribinha, foi o colega que escolhi para levar à minha casa quando fizemos a 1ª Comunhão.

7:55 AM  
Blogger zika do zika said...

This comment has been removed by the author.

11:46 AM  
Blogger zika do zika said...

olá pessoal , fiquei estremamente feliz de encontrar estes depoimentos meu nome é Alessandra e estudei no i.c.c. nos anos 80 e sai de em 88, eu era praticamente o chaveirinho da irma Aida não largava dela por nada havia perdido minha mãe e era ressem chegada de minas, acho que vão se lembrar de mim pois era a unica que não recebia visitas aos domingos e era uma especie de secretaria da irma Aida pois durante as visitas fica em uma das salas com ela chamando as maes para conversar com ela , nas férias não saia nunca pois não tinha parente para ir buscar, fui feliz ali de alguma forma e a irmã Aida a irma Escolastica, irma Paulina nossa o que fizeram por mim não tem presso no ano em que sai do colégio a irmã Aida também saiu, há não posso me esquecerda ket, a cachorrinha da irmã Aida, dos bordados das danças de domingo e da brincadeira de teatro tantas recordações tristes e felizes ali encontrei mina mae na irmã Aida e meus irmãos nas minhas colegas, há alguem lembra da historia da loira, que uma bela noite deixou todas sem dormir, e foi necessario rezar o credo, quanto tempo. saudades só saudades depois que sai de lá minha vida não foi facil também mas acredito que venci.

11:46 AM  
Blogger zika do zika said...

olá pessoal , fiquei estremamente feliz de encontrar estes depoimentos meu nome é Alessandra e estudei no i.c.c. nos anos 80 e sai de em 88, eu era praticamente o chaveirinho da irma Aida não largava dela por nada havia perdido minha mãe e era ressem chegada de minas, acho que vão se lembrar de mim pois era a unica que não recebia visitas aos domingos e era uma especie de secretaria da irma Aida pois durante as visitas fica em uma das salas com ela chamando as maes para conversar com ela , nas férias não saia nunca pois não tinha parente para ir buscar, fui feliz ali de alguma forma e a irmã Aida a irma Escolastica, irma Paulina nossa o que fizeram por mim não tem presso no ano em que sai do colégio a irmã Aida também saiu, há não posso me esquecerda ket, a cachorrinha da irmã Aida, dos bordados das danças de domingo e da brincadeira de teatro tantas recordações tristes e felizes ali encontrei mina mae na irmã Aida e meus irmãos nas minhas colegas, há alguem lembra da historia da loira, que uma bela noite deixou todas sem dormir, e foi necessario rezar o credo, quanto tempo. saudades só saudades depois que sai de lá minha vida não foi facil também mas acredito que venci.

11:46 AM  
Blogger zika do zika said...

bem ficarei feliz se puder reencontrar minha turma ou pelo menos algumas meu email e alesandrafferreira@yahoo.com.br, meu telefone 70120628(11), alguem conhece a michelline, detalhe tanto eu como ela apos terminarmos a qurta serie estudavamos fora do colégio.

11:55 AM  
Blogger Unknown said...

Meu nome è Celi, estive no ICC nos anos de 70 a 73, comigo minha irmâ Marli e no do ipiranga meu irmao Chico,me lembro muito bem de tudo e das minhas amigas,Maria Joâo e suas irmas, Telma e Cida, Mirna e Aida,meu n:era 77 e dormia no dormitorio 2,sou do tempo do padre Pedro, fui muitas vezes no colegio dos meninos principalmente quando era niver do colegio e a festa era maravilhosa. gostaria muito de rever as e conversar com algumas de vcs daquele tempo. Meu msn è celizinha93@hotmail.com. Aguardo ansiosa bijos a todos;

6:40 PM  
Blogger Elza Nunnes said...

Nossa, que viagem!? Estava no google procurando o endereço do internato que estudei na minha infÂncia, eu nem me lembrava muita coisa, mas como não moro em São Paulo e, estarei ai agora no final do mÊs, estava com um desejo enorme de visitar o orfanato das meninas na Vila Prudente. Quando me deparei com essa comunidade e com as histórias da minha época, voltei no tempo e comecei a lembrar de algumas histórias também. Lembro da gruta, das irmãs: Aida, Escolástica, Paulina, Idone e Lidia. Lembro de acordar e ter que forra a cama, do café da manhã de pão com chá (não consigo tomar chá até hoje) kkkk. Lembrei até de kojak o cachorro. Também lembrei que escondia bombons na época que trabalhava na rouparia (que feio!, ainda bem que foi apenas um mau hábito de infância). Lembrei também que aos domingos, íamos para missa pela manhã e quando voltávamos ficávamos no pátio dançando Gretchem, alguém lembra disso? Ah, não podia esquecer também do bazar e das novelas mexicanas na sala de bordado. Lembro que tinha umas meninas mais velhas que moravam no orfanato, mas estudavam fora e, uma delas tinha um namorado que gostava de Roberto Carlos, adorava ficar com eles ouvindo as musicas (agora, já não sei se foi fantasia infantil ou de fato isso realmente ocorreu). Muito tempo, muitas lembranças e também a sensação já descrita por outros nesse blog, de momentos de alegria e tristeza. Mas, uma gratidão profunda pela irmãs e tudo que elas me ensinaram. Como alguém já falou aqui, esses ensinamentos de fato fizeram a diferença nas nossas vidas. Se hoje sou uma mulher, mãe e profissional bem sucedida, devo sem dúvida alguma a essa sementinha cristã que foi plantada em meu coração naquela época. Adorei esse blog, adorei essa viagem e, espero muito em breve estar fazendo essa visita pessoalmente ao ICC. Se alguém tiver fotos comigo dessa época, por favor me envie. Não tenho certeza, mas acho que meu número era 87????Meu nome é Elza e meu e-mail é elnunesf@gmail.com. Abraços fraternos.

10:33 PM  
Blogger Unknown said...

COMUNICADO URGENTE
Queridos amigos e amigas dos anos 80 vamos nos reunir no ICC feminino dia 20 ou 21 de novembro de 2010. Este encontro será o 1º de muitos.
Também podemos colaborar de alguma forma com as crianças que lá estão, para quem sabe tenham um mundo adulto melhor que o nosso.
Bom está tudo meio vago sobre os projetos, mas o encontro é certo. Provavelmente será no sabado 20 após as 15 horas, pretendo levar alguns doces para as crianças são cerca de 25, quem quiser é só aparecer por lá, de qq forma meu celular é 11-83313205 e e-mail santanaealmeida@hotmail.com.
Ficarei feliz se alguém souber onde anda a Ana Clara Ramos nº25, também ficarei feliz se alguém daquela época aparecer para dar um oi.
Meninos sou irmã do Lando nº 169 ele ficou no ICC masculino anos 80se quiserem mandar noticias fiquem a vontade.
Abraços a todos e um otimo fim de Ano.

9:16 AM  
Blogger celia said...

Que bom voltar encontrar pessoas e fotos que fazem voltar as nossas lembranças , adoreiiiii ver essas fotos tive muitas tristezas e muitas alegrias, coisas que levam a gente repensar na vida,
Muito obrigada por reavivar as minhas lembranças,
bjs no coração de tds.

7:22 PM  
Blogger celia said...

meu amail pra quem quiser se comunicar é
celia_art@hotmail.com

5:57 PM  
Blogger celia said...

Estou adorando esse blog, são tantas recordações bos e ruins, ,as que maarccaram a minha vida,,, um bjss s a todos,
alguem lembra da roseli mattos,ou ela era uma amiga e celeneh?

6:02 PM  
Blogger celia said...

ah eu estudei lá de 72 a 77.
bjs....
Gloria pelo que eu li vc estudou na mesma época que eu,entra em contato comigop ta?
meu amail esta acima bjssss

3:22 PM  
Blogger TOQUE DAS ARTEIRAS said...

Que maravilha encontrar esse Blog, estudei no ICC da Vila Prudente de 1971 até 1977,eu não era interna, lembro das professoras Vanda, Cristina, Luzia do motorista perua escolar o senhor Rafael, lembro do parquinho da gruta, das festas junina, era tudo maravilhoso, que saudades.

7:59 PM  
Blogger sueli said...

meu n era 63 meu nom e sueli

1:17 PM  
Blogger sueli said...

alguem lembra de mim eu tinha cabelo enrolado e usava oculos
momento muito vagos em minha cabeça lembro das irma Lidia, Escolastica, Paulinha, Aida um dia fiquei doent ela cuidou de mim com muito carinho tinha um quadro na enfermaria de uma menina rezando
achava lindo. meu n. era 63 vivi lá no ano 79/80 (suelirclima@ig.com.br)

1:21 PM  
Blogger sueli said...

meninas eu vivi lá no ano de 80/81
me enganei, tinha um amenina que me consolou logo na primeira noite
eu chorava muito com saudades de casa , nao lembro nome dela, eu só lembro de Samara , Regiane, de nome, adorei este blog. alguem lembra de mim eu, uma vez pedi pra uma menina tirar o vestido que ela estava vestido pois era meu tinha meu n. hahaha. lembro tambem que teve um problema no banheiro onde as meninas mais velhas passava aquela bucha em nossos braços sem dó, então ai tivemos de tomar banho na lavanderia foi muito bom.....

5:36 AM  
Blogger Vitória said...

Olá amigos, meu nome é Edna e meu n era 42,em 1974 fui interna no ICC, ao contrário de muitos não guardo boas recordações,já era orfã de mãe e tinha acabado de ficar tbm sem pai, lembro das fulgas de algumas internas, que eram reecontradas e voltavam chorando, dos escovão que tinhamos que passar na salas e que uma vez me rasgou o pé, por ser mto pequena e magra não tinha força sobre ele, lembro tbm da diferença que algumas irmãs faziam em relação as meninas mais velhas que estudavam fora e cusa família tinha um melhor padrão de vida e as demais, lembro até o nome de algumas meninas mais velhas Rita Valquiria , Adriana, peço a Deus que mta coisa tenha mudado para que outras crianças não cresçam com as mesmas lembranças q eu, ah ! esqueçi de falar dos doces q nossas famílias traziam que eram recolhidos após o termino da visita e que nunca mais viamos. Abraços a todos

7:44 AM  
Blogger Vitória said...

Olá amigos, meu nome é Edna e meu n era 42,em 1974 fui interna no ICC, ao contrário de muitos não guardo boas recordações,já era orfã de mãe e tinha acabado de ficar tbm sem pai, lembro das fulgas de algumas internas, que eram reecontradas e voltavam chorando, dos escovão que tinhamos que passar na salas e que uma vez me rasgou o pé, por ser mto pequena e magra não tinha força sobre ele, lembro tbm da diferença que algumas irmãs faziam em relação as meninas mais velhas que estudavam fora e cusa família tinha um melhor padrão de vida e as demais, lembro até o nome de algumas meninas mais velhas Rita Valquiria , Adriana, peço a Deus que mta coisa tenha mudado para que outras crianças não cresçam com as mesmas lembranças q eu, ah ! esqueçi de falar dos doces q nossas famílias traziam que eram recolhidos após o termino da visita e que nunca mais viamos. Abraços a todos

7:44 AM  
Blogger Unknown said...

Olá.....espero que alguém ainda tenha acesso a esse canal, pois me fez reviver um pouco minha infância....vivi no Instituto...nos anos de 1982 a 1984....meu nome e Luis Fernandes - meu numero era 133....sempre participava de tudo que dava acesso a rua....coral, limpar outras paroquias, etc.
Lembro-me de poucos amigos ...mas sei que o primeiro noem de alguns são: André (Dedé), KLeber, Miguel...
O que eu mais gostava era o aniversario do Padre Luciano....que juntavam as duas unidades...dos meninos e das meninas....arrumávamos namoradinhas e as noviças levavam os recadinhos...uma dessas noviças chamava-se Emiliana...se não me engano....saudade....

12:44 PM  
Blogger Unknown said...

Oi..para quem viveu no colégio no período de 82 a 84...gostaria de deixar meu skipe....vai que reencontro amigos de infância.... meu skipe eh: lufegon73

12:45 PM  
Blogger Equipe Woolly Bully said...

Galera, lembro do nome do motorista da kombi, sr Miguel, estudei nos anos de 1975 e 1976. Abs

9:45 PM  
Blogger Unknown said...

Nossa que viagem ao passado fui interna no Cristóvão Colombo nos 70 a 73 foi muito intenso esses três anos lá eu e minha irmã Silvana como comentaram das irmãs escolástica,Ione Lídia,Aída e a superior a irmã rosa,me lembro cada momento lá.Eu gostava de provoca a irmã escolástica parecia um homem kkk saudades,lembro da Arlete,clementina,Neusa que roubou dinheiro e foi expulsa e outras meu número era 48 eu participava de todos eventos foi bom tenho foto da primeira comunhão e um bordado lembrança pra sempre.sou do tempo do padre Pedro pessoa finíssima agradeço a todos daquela época!😍 meu nome Sandra do vale.

4:31 PM  
Blogger Joana said...

Meu Deus inacreditável estar aqui para reviver esta história .sou Maria João vivi lá em 71 até 73 eu e minhas irmãs .Marlene Pureza Ione ivani e eu éramos em 5 .perdemos minha mãe em 1970.me lembro vem da irmã superiora ,irmã idone ,irmã Lídia irmã Aida e irmã Rosa. Me lembro da Sandra penha thelma da irmã dela Cida. Dançavam. Tínhamos teatro .me lembro muito quando tínhamos visitas e corríamos pra pegar banco kkk pra que nossa visita pudesse sentar .nossa gostaria muito de saber qual irmã ainda está por lá. Padre Pedro nossa este realmente um ser maravilhoso ,me lembro das festa do dia das crianças ,e dos bordados .quero muito ir visitar e ver como esta tudo por lá. E pelos vídeos mudou a forma de interno momentos bons inesquecível e também de muitas lágrimas .mas eu me orgulho de um dia ter passado por lá pois foi pór este motivo que agradeço a Deus aprendi muito e me transformei em uma mulher forte e guerreira .olha seria muito incrível se tivéssemos um encontro.

5:40 PM  

Post a Comment

<< Home